Seis em cada dez testes têm velocidade abaixo da contratada
Velocímetro PROTESTE verificou um dado preocupante no país: a maior parte dos consumidores não recebe a velocidade de internet contratada
O velocímetro PROTESTE detectou um dado preocupante. Aproximadamente seis em cada dez testes de conexão feitos no Velocímetro PROTESTE entre junho e novembro de 2019 registraram conexão abaixo da contratada junto à sua operadora de internet.
De um total de aproximadamente 124 mil pessoas que testaram a velocidade da conexão com a nossa ferramenta, apenas 47 mil registraram velocidade próxima à contratada. Olhando por estado, o índice se repete no Rio de Janeiro e São Paulo.
Ou seja, mais da metade dos brasileiros que fizeram o teste está pagando por um serviço que não é prestado conforme acertado em contrato.
Como fazemos a medição no Velocímetro PROTESTE?
Ao entrar no velocímetro PROTESTE, o consumidor informa a operadora e a velocidade contratada. Se a velocidade ficar abaixo de 80% da contratada, o cliente recebe uma mensagem “internet ruim”. Se ficar acima, recebe uma informação de “internet boa”.
O velocímetro PROTESTE permite que os consumidores façam diversas medições e armazenem o histórico dos resultados. Dessa forma, eles podem pedir às operadoras o reembolso do valor pago por um serviço não inteiramente prestado.